Uma vila inteira de nativos desapareceu no Canadá em da noite para o dia.
O intrigante caso é mais um dos inexplicáveis que acontecem pelo mundo. Tudo parecia "normal", mas não havia ninguém no local para contar a história...
Era um dia típico do verão canadense, em novembro em 1930. O frio da região causava arrepios e a planície estava coberta pelo gelo quando um caçador conhecido como Joe Labelle esbarrou com uma cena estarrecedora.
Ao chegar a uma vila de Inuits(esquimós) situada na proximidade do Lago Anjikuni (ou Angikuni), ele encontrou a comunidade completamente vazia como se nunca tivesse existido. A cena que se segue, supostamente relatada pelo caçador, e reproduzida em diversos artigos é um completo mistério.
Joe Labelle se deparou com uma vila abandonada, porém, todos os suprimentos, utensílios e ferramentas estavam completamente intactos como se fosse um cenário montado. Aparentemente tudo estava em seu devido lugar, mas faltava algo, os habitantes do vilarejo.
Alguns pesquisadores duvidam da originalidade da peça e consideram uma falsificação muito bem elaborada, mas os mais adeptos de teorias pouco convencionais acreditam que o objeto retrata uma evidência da presença de naves no passado antigo do planeta. Teorias a parte, o objeto parece estar fora de seu tempo.
De acordo com artigos e matérias publicadas na época em jornais como o Daily Star a polícia canadense(Royal Canadian Mounted Police) investigou o local, mas não obteve qualquer explicação para o fato.
Nenhum rastro de corpos, pessoas ou qualquer evidência do que aconteceu foi encontrada. Vários artigos ainda citam o nome de um dos oficiais responsáveis pela diligência, o policial Pierre Menard.
Em algumas publicações o relato é ainda mais impressionante e conta que Joe Labelle viu um cozido junto ao fogo sendo preparado, trenós completamente largados ao relento, cães a espera de seus donos e um cemitério completamente esvaziado. A sequência - que mais lembra um filme de terror - é fruto de especulação há vários anos.
Algumas teorias apontam para uma espécie de abdução em massa. Ou seja, alienígenas estariam por trás de tudo e fizeram uma verdadeira colheita de pessoas no vilarejo. Outra hipótese é de que os esquimós teriam simplesmente abandonado a região às pressas. Existem também algumas refutações que atribuem a criação da história ao escritor Frank Edwards.
Mesmo com todas essas teorias existem fotos, relatos e artigos sobre o assunto o que coloca em dúvida a ficcionalidade da história.
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, o livro Mysterius Canada de John Robert Colombo é dedicado ao assunto.